Tenho uma ideia, sugestão ou problema sobre o QEdu

Controle dos gastos com educação

Bom dia,

Parabéns pelo belo trabalho. Iniciativas assim fazem a diferença.

Vou compartilhar uma ideia que há algum tempo está na minha cabeça. Penso em alguma ferramenta que auxilie o cidadão na fiscalização dos gastos públicos com educação. Na minha opinião o maior problema não é a falta de recursos, mas sim o mau uso que se faz dele. Atualmente já temos base legal para que as informações estejam disponíveis para todos (p. ex. portal da tranparência, lei de acesso a informação, observatório da despesa pública). Sem a participação ativa dos cidadãos não há melhora à vista. A participação dos estudantes no processo de fiscalização é fundamental (e também um bom meio de educá-los). A ideia seria, para cada escola, indicar os recursos que receberam especificando a finalidade. P. ex. O governo federal destinou R$ 20.000,00 para a formação de um laboratório de informática na Escola Y, para a compra de 5 computadores do tipo X. Esta informação estaria não só disponível (ela já está disponível no portal da transparência) mas seria provocativa, incentivando o estudante a fiscalizar a efetivação do laboratório e das instalações (talvez enviando fotos e informações sobre as máquinas e as instalações). Este simples ato seria uma pressão política enorme (no bom significado do termo) e auxiliaria muito (tornaria mais eficaz) o Governo Federal no controle da aplicação dos recursos (tarefa da Controladoria Geral da União - CGU).

Não sei se tornei clara a ideia, nem tampouco se esta está indo ao encontro de vocês, mas o aumento da capilaridade da fiscalização das ações de governo são fundamentais para o melhor uso dos recursos públicos.

Se quiserem trocar uma ideia meu email é everton.kischlat@gmail.com

Parabéns novamente e Deus os abençoe com muita inspiração, ânimo, persistência e sucesso.

abraços

Everton Kischlat

198 votos
Vote
Entrar
Okay!
(pensando...)
Resetar
ou entrar com
  • facebook
  • google
    Password icon
    Eu aceito os terms of service
    Entrou como (Sair)
    Você tem restante! (?) (pensando…)
    Everton compartilhou esta ideia  ·   ·  Admin →
    Completada  ·  AdminQEdu (Equipe QEdu, QEdu) respondeu  · 

Olá. VocÊ votou para que o QEdu oferece dados sobre os gastos com educação.

Trabalhar com os dados de gastos públicos é uma missão ousada e delicada e o QEdu sozinho dificilmente iria conseguir conseguir trazer alguma contribuição relevante.

Para conseguir viabilizar esta informação para os usuários do QEdu, acabamos de firmar uma parceria com o portal meumunicipio.org.br que traz gastos e receitas de todos os municípios do Brasil.

Desejamos que as informações do portal Meu Municipio possam ser úteis ao dia a dia de todos vocês.

Saiba mais aqui: http://www.qedu.org.br/ajuda/artigo/457900

E em breve, outras novidades sairão desta parceria.

Atenciosamente,
    Kaléu Caminha, coordenador QEdu.

4 comentários

Entrar
    Okay!
    (pensando...)
    Resetar
    ou entrar com
    • facebook
    • google
      Password icon
      Eu aceito os terms of service
      Entrou como (Sair)
      Enviando...
      • William comentou  · 

O meu trabalho de pós graduação, caso aceito, é semelhante a essa ideia do Everton, juntamente com a ideia do Helio.

Notem que os repasses do governo federal são abertos. O problema fica na esfera municipal, onde perdemos parte das informações do destino do dinheiro e ainda temos a não padronização dos investimentos e gastos na área.

• Leila comentou  · 

Ótima ideia!
        Os gastos com a educação no portal da transparência não são claros, além do que são utilizadas rubricas que nos impede de saber de onde veio o dinheiro, como e onde foi aplicado!

• Hélio comentou  · 

A ideia seria complementar já que existe a exigência da publicação destes gastos, na minha visão o problema não é a divulgação, mas na falta de participação na aplicação (destinação) dos recursos. O mais correto seria a descentralização dos recursos.

• AdminQEdu (Equipe QEdu, QEdu) comentou  · 

Um dos motivos que tornaram o QEdu viável foi a disponibilização dos microdados sobre a Prova Brasil e o Censo Escolar por parte do INEP.

Esta idéia só poderá ser levada adiante na discussão se efetivamente existirem dados públicos organizados e confiáveis sobre a questão levantada.

Desse modo, apesar de existirem alguns dados disponíveis no portal transparência, nem sempre estão acessíveis da forma como precisamos.

Se a idéia tiver forte apoio social, poderemos pesquisar com mais cuidado.

Opiniões e Base de Conhecimento